Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

História

O primeiro núcleo de povoação se originou da Bandeira de Gaspar Vaz da Cunha, que partiu de Taubaté, subindo a Serra da Mantiqueira à procura de Ouro, no início do Século XVIII. Não encontrando aqui Indícios de ouro, juntaram-se os membros da Bandeira e os mineradores para a exploração de lavoura e pecuária, originando o povoado que se chamaria Campo de Lima.

Em 22 de outubro de 1827, Dom Pedro I concede o Alvará para a construção da Capela de São José e instalação da Freguesia de São José das Formigas, como passa a se chamar o povoado.

O território de Paraisópolis pertenceu a Pouso Alegre, do qual se desmembrou em 1872, elevado a categoria de Vila, com instalação solene em 25 de janeiro de 1873. A elevação à categoria de Cidade e sede de município aconteceu em 24 de dezembro de 1874, com a denominação de São José do Paraíso. O nome São José do Paraíso perdurou por muitos anos, e, finalmente, em 15 de novembro de 1914, passa a se chamar Paraisópolis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support