Distrito de Costas
Situado no coração da Serra da Mantiqueira, o Distrito recebe turistas de forma corriqueira, destaque para o período de inverno, onde a demanda de visitantes aumenta. Os mesmos são saudados com geadas que recobrem as montanhas e com o frio intenso, que deixa propício à estada para os amantes da estação.
Aconchego para tanto é o que não falta: nota-se por suas pousadas tão bem estruturadas e receptivas.
O Distrito de Costas é hoje uma localidade independente, com uma economia baseada na produção de morangos, brócolis e horticultura em geral, vendidos para todo o país. Além disso, a culinária interiorana, com um toque especial, chama a atenção de quem pretende visitá-lo – ou então de quem já o conhece, guarda os seus momentos agradáveis na memória e deseja poder retornar.
Tamanho destaque local, deve-se às inúmeras possibilidades no diz que respeito ao lazer e turismo. Aqueles que esperam desfrutar de uma boa dose de aventura, encontram adrenalina visitando a Pedra de São Domingos, com 2050m de altitude, um dos pontos mais altos da região, com vista panorâmica de 360°. E, claro: um inesquecível pôr-do-sol.
Para os adeptos de esportes ecológicos, destacam-se, devido ao relevo ideal, as práticas de mountain bike, trekking e escalada. As suas cachoeiras, tão límpidas e convidativas, fazem parte do menu “costensse”, convidam à exploração e são um verdadeiro paraíso. A festa de São João, de 24 junho, recebe muitos fiéis, devotos do santo primo de Jesus Cristo, com suas comidas típicas do mês junino. Isso nos revela a essência do interior enraizada em cada detalhe do evento e espalhada por toda a demarcação territorial.