Centro Educacional e Cultural Amilcar de Castro

O Centro está inserido em uma área situada na entrada da cidade de Paraisópolis. É uma das construções mais antigas do munícipio, datada da segunda década do século XX. A maioria das edificações do entorno é residencial, unifamiliar, de um ou dois pavimentos. Não possuem estilo arquitetônico relevante, mas pode-se notar que existe uma padronização de suas coberturas, além de muitas serem construídas no alinhamento. Quase todos os telhados dessas edificações são feitos de telhas cerâmicas, de duas ou quatro águas. Além dessas residências, existem montanhas ao redor da edificação características da região, que contribuem para seu clima ameno. A cidade fica situada em uma colina, num contraforte da Serra do Machadão, apêndice do Maciço da Mantiqueira no Sul do Estado de Minas Gerais. A Rua Governo Benedito Valadares é asfaltada, plana e possui pequeno fluxo de veículos. Em frente à Duque de Caxias e, ao lado da escadaria, há armazéns desativados. Na área dos fundos e laterais há uma espécie de praça, conformada pela ausência de edificações, onde há bancos, lixeiras para material reciclável, postes metálicos de iluminação pública e bancos em concreto, além de um extenso gramado e árvores de pequeno e médio porte que proporcionam uma agradável área sombreada no final da tarde.