Passeata em Paraisópolis marca os dias da Luta Antimanicomial e de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Para comemorar e lembrar da importância dessa data, a Prefeitura de Paraisópolis, através dos setores de Saúde Mental e de Assistência Social, realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade, na sexta-feira (17).
O evento teve a participação do Conselho Tutelar, do grupo Na Flor da Idade, dos estudantes da APAE, Casa da Criança, das escolas estaduais Eulália Gomes de Oliveira e Antônio Eufrásio de Toledo, de escolas municipais e do Centro de Convivência de Gonçalves. A passeata contou com o apoio da Polícia Militar.
Com cartazes que abordam a importância do cuidado com esses dois assuntos, centenas de crianças e jovens percorreram as vias do centro de Paraisópolis e chamaram a atenção de toda a população.
A passeata teve a participação do prefeito Éverton de Assis e foi finalizada com apresentações artísticas na Concha Acústica da Praça Coronel José Vieira.
O abuso sexual de crianças e a adolescentes e a conscientização antimanicomial, através da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, são políticas públicas de saúde e têm especial atenção dos governos.
As denúncias de violação de direitos humanos podem ser feitas através do Disque 100, canal de comunicação do Governo Federal.