Comemoração ao 13 de Maio completa 90 anos. Cerimônia teve o apoio da Prefeitura de Paraisópolis
Uma tradição de Paraisópolis que perdura por 90 anos: A cerimônia do 13 de Maio, com a coroação da Rainha – que representa a figura da Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea em 1888 – aconteceu, mais uma vez, na Concha Acústica da Praça Coronel José Vieira, no noite de segunda-feira (13).
A cerimônia teve o apoio da Prefeitura de Paraisópolis, através do setor de Lazer Cultura e Turismo e contou com as presenças do prefeito Éverton de Assis, do vice-prefeito Alex Braga, de vereadores e outras autoridades
Em 2024, a Rainha coroada foi Kayllam Rihanny. Ela recebeu o cedro e a cora das mãos de sua antecessora, coroada 2023, Taís Ferraz Fróes Dias. A cerimônia teve, também, as presenças da Rainha Homenageada, Júlia Pinto – coroada em 2005, a da Homenageada da Raça Negra.
A tradição do 13 de Maio foi regida, em todo o trajeto de cortejo, pela Lira Cônego Benedito Profício. Em 2024, além do destaque de 90 anos de comemorações da data, marcou-se ainda os 60 anos de fundação do Clube Rosa de Ouro.
A tradição do 13 de maio em Paraisópolis
O 13 de Maio começou a ser comemorado em Paraisópolis no ano de 1934, 46 anos após a abolição da escravatura no Brasil. Naquele ano, a população negra optou pela realização de uma homenagem à Princesa Isabel. Desde então, uma jovem branca é escolhida para representar a princesa, tornando-se a Rainha da festa.
A primeira jovem a ser coroada foi Maria José de Paula e Silva (Zezé Quitate).
CLIQUE AQUI e leia mais sobre a tradição do 13 de Maio em Paraisópolis.