Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Comemoração ao 13 de Maio completa 90 anos. Cerimônia teve o apoio da Prefeitura de Paraisópolis

Uma tradição de Paraisópolis que perdura por 90 anos: A cerimônia do 13 de Maio, com a coroação da Rainha – que representa a figura da Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea em 1888 – aconteceu, mais uma vez, na Concha Acústica da Praça Coronel José Vieira, no noite de segunda-feira (13).

A cerimônia teve o apoio da Prefeitura de Paraisópolis, através do setor de Lazer Cultura e Turismo e contou com as presenças do prefeito Éverton de Assis, do vice-prefeito Alex Braga, de vereadores e outras autoridades

Em 2024, a Rainha coroada foi Kayllam Rihanny. Ela recebeu o cedro e a cora das mãos de sua antecessora, coroada 2023, Taís Ferraz Fróes Dias. A cerimônia teve, também, as presenças da Rainha Homenageada, Júlia Pinto – coroada em 2005, a da Homenageada da Raça Negra.

A tradição do 13 de Maio foi regida, em todo o trajeto de cortejo, pela Lira Cônego Benedito Profício. Em 2024, além do destaque de 90 anos de comemorações da data, marcou-se ainda os 60 anos de fundação do Clube Rosa de Ouro.

A tradição do 13 de maio em Paraisópolis

O 13 de Maio começou a ser comemorado em Paraisópolis no ano de 1934, 46 anos após a abolição da escravatura no Brasil. Naquele ano, a população negra optou pela realização de uma homenagem à Princesa Isabel. Desde então, uma jovem branca é escolhida para representar a princesa, tornando-se a Rainha da festa.

A primeira jovem a ser coroada foi Maria José de Paula e Silva (Zezé Quitate).

CLIQUE AQUI e leia mais sobre a tradição do 13 de Maio em Paraisópolis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support