Desperdício e economia de energia foram temas do 1º Café com a Cemig realizado em Paraisópolis

Nesta sexta-feira (13/02), a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) realizou o 1º Café com a Cemig em Paraisópolis. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e reuniu 40 donas de casa.

O responsável de relacionamento comercial, Carlos Alberto, da Cemig de Pouso Alegre, disse que o objetivo desses encontros é de poder interagir com as donas de casa. “Decidimos sair de trás da mesa e conhecer de perto nossas consumidoras através dessa interação”, falou Carlos Alberto.

Temas como segurança doméstica, economia de energia, direitos e deveres, e a Rede Cemig Fácil foram apresentados.

Olho vivo no Desperdício: Você sabia que deixar um aparelho doméstico ligado no sistema standbay (aquela luz vermelha que fica acesa, mesmo depois que o aparelho foi desligado) consome energia? O correto, segundo representante da Cemig, é desligar todos os aparelhos da tomada, principalmente os computadores que, em média, ficam ligados todo o mês. Carregador de celular também é outro vilão, quando o assunto é economia de energia. Além de consumir energia o acúmulo de carga pode explodir o equipamento. Microondas também deve ser ligado na tomada apenas quando for ser usado, não desperdice energia usando o aparelho como relógio, apenas para ver a horas.

Mas, de todos os equipamentos domésticos a geladeira é a maior consumidora de energia de uma residência. O costume de guardar alimentos quentes e usar a grade da serpentina para secar roupas pode dobrar o consumo de energia. Assim como uma geladeira que tem a borracha de vedação da porta em péssimo estado. é necessário fazer a manutenção desta borracha. Faça o teste: coloque uma folha de papel ao fechar a porta de sua geladeira. Se a folha oferecer resistência para sair, ok, a borracha esta boa. Mas se sair facilmente é hora de realizar a troca. Faça isso em toda extensão da porta, pois pode haver pontos em que a borracha pode estar danificada. Manter a borracha de vedação em bom estado pode representar uma economia de 33,00, por mês, na sua conta de luz.

No decorrer da apresentação ainda foram citados os investimentos que a Cemig vem fazendo no município. Como o sistema de energia solar instalado no Asilo São Vicente de Paula e a ampliação de linhas de transmissão e da subestação de Paraisópolis de 15 para 25 MW.

Ao final do encontro, foi aberto espaço para sugestões, elogios e reclamações, os quais foram registradas para futuros desdobramentos e tratamentos pela Cemig, com retorno aos participantes.

Ao final do encontro, foi aberto um espaço que tirou dúvidas das donas de casa presentes, em seguida foi servido um belo café da tarde com direito a sorteio de relógios de pilhas.
Participaram do evento a secretária de Educação e vice-prefeita, Maria Creuza Costa; a supervisora de Educação, Edilene Gusmão; os representantes da Cemig Cláudia Pereira (relacionamento comercial), Gabriele Souza (supervisora de atendimento), Carlos Roberto Pereira (agente de relacionamento comercial com o poder público), a vereadora Maura Lúcia dos Santos; a supervisora do CRAS, Carmem Lúcia Monteiro e donas de casa.

** A reprodução deste material, em qualquer meio de divulgação (inclusive em páginas e grupos do Facebook), só será permitido com autorização prévia, ou com a divulgação dos créditos do fotógrafo (a), em acordo com o artigo Art. 5º da Lei nº 12.853, de 2013.
Créditos Texto e Fotos: Tatiane Cambraia/ ASCOM Prefeitura de Paraisópolis.