Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Coleta Seletiva de Lixo

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Paraisópolis pede a população, em geral, que colaborem com a Coleta Seletiva de lixo em nosso município fazendo a separação corretamente.

Lixo orgânico (molhado): Restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, pó de café e chá, cabelos, ossos, aparas e podas de jardim. Dias de coletas: Segundas, quartas e sextas-feiras;

Lixo Reciclável (Seco): Jornais, revistas, papéis, plásticos, metais, tecidos, vidros e madeiras. (é importante que este material seja descartado limpo e seco). Dias de coleta: terças, quintas e sábados.

IMPORTANTE: Existem alguns materiais que não podem ser reciclados e os mais conhecidos são:
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

Estes resíduos devem ser descartados com o lixo orgânico, porém em sacos deferentes.

Desta forma é possível reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo que produzimos, para isso existe a coleta seletiva.
A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

Separando o lixo corretamente você estará contribuindo com as pessoas que trabalham e dependem da reciclagem em nossa Usina de Triagem e Compostagem (UTC).

Colabore com a limpeza de nossa cidade.
Preserve nosso Meio Ambiente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support